quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

ARTE DO PAPEL

Por de trás de uma coisa tão simples, como uma folha de papel, existe muita história. O papel serve como registro de diferentes civilizações, conservando a história da humanidade impressa em documentos importantes desde o tempo dos egípcios.
Nos tempos modernos, notamos que mesmo com novos e diversificados meios de circulação da informação, como a televisão e a Internet, o papel ainda é muito utilizado.
Outra forma de utilização do papel é o de ser transformado em objeto artístico ou ser a matéria-prima de uma obra de arte. Existem designers especializados em objetos de papel. Eles criam objetos como agendas, cestos e, até mesmo, abajures e bancos. Para este trabalho são necessárias algumas folhas de papel, muita paciência e habilidade.
Dentro deste princípio, dessa arte, nasceu origami, palavra de origem japonesa que simboliza a arte de dobrar papel. A história do origami vem da China, no séc. II, quando o papel foi inventado. Alguns chineses perceberam que o papel, ao ser dobrado, ganha formas, primeiro passo para o surgimento do origami. Atrás dos chineses, os japoneses se renderam a esta arte ao perceberem que dobrando papel poderiam criar brinquedos e vários utensílios. A arte da dobradura é ensinada até hoje nas escolas do Japão, pois acreditam que o origami desenvolve a coordenação motora, a capacidade de concentração, acalma as pessoas e estimula a criatividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário