quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

A HISTÓRIA DO PAPEL DE ORIGAMI

Os precursores do papel foram o pergaminho e o papiro. A invenção do papel é atribuída a T’sai Lun, oficial chinês da dinastia Han do ano 105 DC.

Por terem inventado o papel, os chineses foram os primeiros a dobrá-los, embora tenham guardado a sete chaves a fórmula de fabrico do papel durante séculos esta arte aparece no Japão no século IX entre 806 a 809 DC.
Sua fabricação versava em cortar ramos da árvore amoreira e colocá-los no vapor para separar o tronco das cascas, para formar a folha de papel colocava-se em um tabuleiro esta mistura e deixava-se secar ao sol.
Os primeiros origamis que se conhecem, eram feitos de pequenos quadrados que eram cortados no tamanho e forma desejada, somente no século XIX foi que começou o fabrico de papel especial em diferentes cores, tamanhos, texturas e gramaturas diferentes que são características importantes para alguns origamis.
Existem em muitos países papéis especiais para origami, onde não há papéis especiais pode-se dobrar com papel de seda que são muito flexíveis e possuem muita leveza transformando os origamis em peças especiais e belas além de ter diversas cores. Para muitos trabalhos usa-se a forma quadrada, porém pode usar formas triangulares, retangular, pentagonal, hexagonal, podendo até usar a forma circular e semicircular e elíptica, tudo dependo do quê se quer dobrar.
Esta arte Milenar que veio do Oriente pode ser utilizada em vários tipos de trabalhos e tem uma infinidade de aplicações tais como: estudos sociais, arte, ciência, matemática, expressão oral, terapia ocupacional e recuperação de deficientes motores, decoração, embalagens, vestuário, acessórios, out-doors, filmes, cartazes, brindes entre outras utilidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário